Câmara Municipal 

O Plenário da Câmara Municipal, composto exclusivamente de vereadores, é o órgão máximo do Poder Legislativo Municipal, que conta também com as Comissões Permanentes. Estes colegiados, de caráter técnico-legislativo analisam as proposituras em seus aspectos jurídicos e de mérito, antes da matéria ser encaminhada para votação em Plenário.

Cabe à Câmara, com sanção do prefeito, dispor sobre as matérias de competência do Município, especialmente assuntos de interesse local; matéria tributária, decretação e arrecadação dos tributos de sua competência; discussão e aprovação do Plano Diretor da Cidade que estabelece as diretrizes do crescimento urbano; discussão e aprovação do orçamento anual e da Lei de Diretrizes Orçamentárias que planeja onde e como aplicar o orçamento do município; sobre a dívida pública municipal; fiscalização das atividades comerciais, industriais e de serviços na cidade; vigilância sanitária; criação de cargos públicos e fixação dos respectivos vencimentos; bens do domínio do Município; regime jurídico dos agentes públicos municipais; polícia administrativa; zona urbana, urbanizável ou de expansão urbana, entre outras matérias.

Além da função legislativa, a Câmara delibera sobre assuntos de sua competência privativa, não necessitando da sanção do Executivo, como por exemplo, alterar ou emendar o seu Regimento Interno e legislar sobre cargos e salários de seus servidores.

A Câmara também possui a função de fiscalização dos atos do Poder Executivo, inclusive os da administração indireta. Tal controle abrange os atos administrativos, de gestão e até a fiscalização financeira e orçamentária do município.

Vereadores

A palavra vem de “Verear” que define a pessoa que tem a incubência de cuidar do bem-estar dos moradores do lugar, portanto ele é o representante do povo na esfera municipal. Os Vereadores como agentes políticos agem de três formas: Propondo, estudando e aprovando leis; Recomendando providências a Administração Municipal, para atender as reclamações e necessidades da população para melhoria de sua vida comunitária (indicações, requerimento, moções), fiscalizando as atribuições e contas da Prefeitura inclusive da própria Câmara juntamente com o T. C. E.

A Câmara Municipal de Divisópolis é formada por vereadores pertencentes a diversos partidos políticos, formando as bancadas, isto é, os vereadores de um mesmo partido se agrupam e formam a sua bancada e esta escolhe o seu líder.

O vereador também atua na discussão de leis, as quais ditam a vida administrativa da municipalidade e o atendimento dos superiores interesses da comunidade em todos os sentidos. As leis nascem de um projeto e, em sua maioria, se originam da iniciativa do Poder Executivo. Outra manifestação político pessoal decorrente de sua posição de Vereador refere-se ao seu trabalho de oferecer sugestões denominadas: Indicações, Requerimento e Moções.


Indicações

O Vereador oferece sugestões o qual visa levar ao conhecimento do Prefeito problemas locais, tais como ruas esburacadas, falta de iluminação, falta de água nos bairros, terrenos com mato, calçadas com piso desfeito, atendimento médico-ambulatorial etc…

Requerimentos
Se precisar de esclarecimentos sobre a própria Câmara ou ocorrências no âmbito da Prefeitura (como dúvidas quanto às contas de uma Secretaria), o vereador prepara um requerimento de informação. É também pelo requerimento que o Vereador presta uma homenagem (voto de louvor, voto de pesar).

Moções
A Moção é uma forma da Câmara Municipal manifestar sua opinião elogiando, protestando e repudiando um ato seja do nível Municipal, Estadual ou Federal. A diferença entre o Requerimento e a Moção é que ambos são aprovados, mas o Requerimento representa um pedido exclusivo do Vereador e a Moção representa a vontade e opinião da Câmara Municipal.

 

Regimento Interno

Todos esses atos tramitam pela Câmara, dentro de um esquema legal, por normas regulamentares que são ditadas pelo seu regimento interno, o qual constitui a lei da vida legislativa da Câmara. Esse regimento da as normas básicas de sua competência; norteia os direitos e obrigações dos Vereadores; disciplina a composição da Mesa Diretora – aquela que atua em nome da Câmara Municipal, interna e externamente.

 

Sessão Ordinária

É aquela que já está designada pelo Regimento Interno.

Sessão Extraordinária

É aquela convocada pelo Presidente em caso de haver assunto urgente para deliberar.

Sessão Solene

São aquelas realizadas por motivo de festividades inclusive as de posse.

 

HISTÓRIA DA CAMARA DE VEREADORES

MANDATO DE 1993 – 1996

ELVIRO MALDO SALOMÃO LIMA

JOSÉ CARDOSO DOS S. NETO

ADEMIR RIBEIRO DA SILVA

LUCIANO BORGES LACERDA

ARNALDO DIAS DE ALMEIDA

CLAUDIO GUERRA DOS SANTOS

SILVANO PETINGA LACERDA

VALDOMIRO ALVES VIANA

SEBASTIAO ALVES GOBIRA

 

MANDATO DE 1997 – 2000

ALVIMAR DOS SANTOS AMORIM

AMANDIO FERREIRA NETO

JIOMAR RODRIGUES SALOMÃO

SEBASTIANA DOS SANTOS FIGUEIREDO

LUCIANO BORGES LACERDA

CLAUDIO GUERRA DOS SANTOS

REGEON BORGES VIANA

MIRIAN CLEIA REIS MENDES

ROSENO ROCHA NEVES

JAIRO RODRIGUES LACERDA

 

MANDATO DE 2001 – 2004

WILSON DE SOUSA FERREIRA

REGINA PAULA DIAS LACERDA

JOSE FERREIRA DE AGUIAR

JANIO GUERRA DOS SANTOS

ALVIMAR DOS SANTOS AMORIM

ARTUZINHO ALVES ROCHA

CLAUDIO DA SILVA FERREIRA

ADILSON PEREIRA NEVES

MARCUS VINICIUS P PEREIRA

 

MANDATO DE 2005 – 2008

NILZETE BATISTA MORAIS PEREIRA

AILZA GAMA FERREIRA

ISAAC CARDOSO VIANA

VALDOMIRO ALVES VIANA

JANIO GUERRA DOS SANTOS

MARCOS VINICIUS P PEREIRA

LUCENI RODRIGUES PEREIRA

ADILSON PEREIRA NEVES

LUCIANO BORGES LACERDA

ALEXANDRE SANTANA ALVES

 

MANDATO DE 2009 – 2012

LUCIANO BORGES LACERDA

EDNA DE SOUZA FERREIRA ALCÂNTARA

LUCENI RODRIGUES PEREIRA

ALVIMAR DOS SANTOS AMORIM

ARI CIDRAO FILHO

IZENI MEIRELES DE SOUZA

RUDRIGO DE LIMA R MENDES

CHARLENE SOARES DIAS

JÂNIO GUERRA DOS SANTOS

 

MANDATO DE 2013 – 2016

RUDRIGO DE LIMA R MENDES

ARI CIDRAO FILHO

LUCENI RODRIGUES PEREIRA

ROMULO NUNES DA SILVA

RODRIGO MORAIS PRATES

TIAGO PALES SARAIVA

CLAUDIO GUERRA DOS SANTOS

LUCIANO BORGES LACERDA

EDNA DE SOUZA FERREIRA ALCÂNTARA

 

MANDATO DE 2017 – 2020

LUCENI RODRIGUES PEREIRA

ALVIMAR DOS SANTOS AMORIM

ALADIR DOS SANTOS SOUZA JUNIOR

CARLOS SANTOS DIAS

CLAUDIO DA SILVA FERREIRA

DIM NEVES DA SILVA

DOUGLAS LIMA PRATES

JOSE SILVEIRA SANTOS

WILSON DE SOUSA FERREIRA